Softwares de servidor
Este guia foi feito se baseando principalmente nas minhas experiências pessoais. Além de informações do Discord do Purpur, documentação do Paper, Spigot, Bukkit, E os gráficos do Luminescent
Muitos softwares de servidores são criados a partir de outros, e contém todas as atualizações e modificações do software em que se baseou, chamamos isso de forks. Outros apenas pegam modificações e atualizações específicas de algum software, recebendo então os seus Patches, mas não se baseando totalmente.
Podemos colocar em um simples gráfico os softwares mais comuns:
Nesse gráfico percebemos que o Purpur se baseia no Paper (Fork) com atualizações do Pufferfish (Patches). O Paper se baseia no Spigot que se baseia no CraftBukkit, que finalmente se baseia no software base do Minecraft provido pela Mojang.
Entretanto, esses não são todos os softwares, e o gráfico não está completo, então:
E agora percebemos que tudo é um caos que vai de um lado ao outro e um spaghetti, não se preocupe que pode ficar pior.
Assim da para perceber que os softwares de servidores se baseiam um nos outros, ou em vários, com atualizações vindo de cada lado, e isso tem seus lados positivos e negativos.
O lado positivo é que tem uma maior força de trabalho, testes e comunidades para o desenvolvimento geral dos softwares, cada um focado em algo específico. O lado negativo é que, em alguns casos, tentam juntar softwares que não foram feitos para interagir um com o outro e se torna um caos absoluto, como a comunidade sofreu pelo não tão famoso Yatopia.
bStats contém uma lista dos softwares mais usados assim como algumas configurações, também incluindo proxies > https://bstats.org
Os softwares de servidores podem ser definidos em 5 categorias normalmente, entretanto, separei em mais duas aos quais softwares que não se encaixavam nas outras.
VanillaPluginsModsHíbridosProxyExóticosSoftwares pagosAtualizado